SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue41The reform of education as expertise: make administrative issues in the 20 yearsSchool museum: meanings, proposals and projects for elementary school (19th and 20th centuries) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

BORTOLOTI, Karen Fernanda da Silva  and  CUNHA, Marcus Vinicius da. Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.59-77. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300005.

Este trabalho analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos primeiros anos da década de 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da Psicanálise para a renovação educacional no Brasil. Considerando que as ideias e as práticas de Teixeira devem ser compreendidas no contexto histórico em que se desenvolveram, o trabalho apresenta um histórico da inserção dos conhecimentos psicanalíticos no movimento educacional renovador brasileiro, destacando a relevância do higienismo na difusão das teses de Freud na educação. As conclusões indicam que Teixeira interagiu com os conceitos da Psicanálise por intermédio do movimento higienista e das ideias de Arthur Ramos, considerando o indivíduo como um ser vinculado ao ambiente social.

Keywords : História da Educação Brasileira; Escola Nova; Anísio Teixeira; Psicologia; Psicanálise..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )