SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número41A reforma da educação como perícia: questões do fazer administrativo nos anos 1920Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

BORTOLOTI, Karen Fernanda da Silva  e  CUNHA, Marcus Vinicius da. Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.59-77. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300005.

Este trabalho analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos primeiros anos da década de 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da Psicanálise para a renovação educacional no Brasil. Considerando que as ideias e as práticas de Teixeira devem ser compreendidas no contexto histórico em que se desenvolveram, o trabalho apresenta um histórico da inserção dos conhecimentos psicanalíticos no movimento educacional renovador brasileiro, destacando a relevância do higienismo na difusão das teses de Freud na educação. As conclusões indicam que Teixeira interagiu com os conceitos da Psicanálise por intermédio do movimento higienista e das ideias de Arthur Ramos, considerando o indivíduo como um ser vinculado ao ambiente social.

Palavras-chave : História da Educação Brasileira; Escola Nova; Anísio Teixeira; Psicologia; Psicanálise..

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )