SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue41Anísio Teixeira and psychology: dialogue with psychoanalysisTechnical teaching: a necessity or a fallacy? Notes for the comprehension of the philosophy of technical teaching in Portugal and Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PETRY, Marilia Gabriela  and  SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.79-101. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300006.

O presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola.

Keywords : : Museu Escolar; Museu Pedagógico; Objetos Escolares; Espaço Escolar..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )