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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

PETRY, Marilia Gabriela  y  SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.79-101. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300006.

O presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola.

Palabras clave : : Museu Escolar; Museu Pedagógico; Objetos Escolares; Espaço Escolar..

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