História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
ALVES, Luís Alberto Marques. Ensino técnico: uma necessidade ou uma falácia? Notas para a compreensão da filosofia do ensino técnico em Portugal e no Brasil. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.103-122. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300007.
Falar de ensino técnico obriga a cruzar vertentes científicas diversas - história, sociologia, economia - e contextualizar a informação no âmbito da História da Educação. A herança recebida do sistema corporativo, a partilha de responsabilidades entre público e privado, as expectativas sociais e económicas, a sua relação com o desenvolvimento e a difícil relação entre o nacional e o internacional são algumas das vertentes que importa analisar quando procuramos fazer um trajeto breve na dimensão mais alargada no tempo. Inserir ainda uma preocupação comparativa entre Portugal e Brasil, ainda que pontual, exige uma síntese das ideias nucleares marginalizando o acessório. Procura este artigo, numa cronologia que vai do século 18 aos fins do 20, elencar as mudanças de filosofia, de investimento, de credibilidade social e de necessidade económica.
Keywords : Ensino Técnico; Profissionalização; Capitalismo Industrial; Neoprofissionalismo; Portugal; Brasil; Ensino Secundário..