SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue41School museum: meanings, proposals and projects for elementary school (19th and 20th centuries)Requirement for the development of our industries: technical education in the context of the Organic Law of Industrial Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ALVES, Luís Alberto Marques. Ensino técnico: uma necessidade ou uma falácia? Notas para a compreensão da filosofia do ensino técnico em Portugal e no Brasil. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.103-122. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300007.

Falar de ensino técnico obriga a cruzar vertentes científicas diversas - história, sociologia, economia - e contextualizar a informação no âmbito da História da Educação. A herança recebida do sistema corporativo, a partilha de responsabilidades entre público e privado, as expectativas sociais e económicas, a sua relação com o desenvolvimento e a difícil relação entre o nacional e o internacional são algumas das vertentes que importa analisar quando procuramos fazer um trajeto breve na dimensão mais alargada no tempo. Inserir ainda uma preocupação comparativa entre Portugal e Brasil, ainda que pontual, exige uma síntese das ideias nucleares marginalizando o acessório. Procura este artigo, numa cronologia que vai do século 18 aos fins do 20, elencar as mudanças de filosofia, de investimento, de credibilidade social e de necessidade económica.

Keywords : Ensino Técnico; Profissionalização; Capitalismo Industrial; Neoprofissionalismo; Portugal; Brasil; Ensino Secundário..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )