SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número41Requisitos para el desarrollo de nuestras industrias: educación técnica en el marco de la Ley Orgánica de Educación IndustrialLos manuales del catecismo en los senderos de la educación: apuntes de historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

DOGLIOTTI MORO, Paola. Formação de professores de educação física no Uruguai (1921-1930): Julio J. Rodriguez. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.139-158. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300009.

Este trabalho é parte de um conjunto mais amplo de indagações sobre as discursividades da formação, nas diversas formas que adquiriram a preparação de docentes de educação física no Uruguai, entre o final do século 19 e na primeira metade do século 20. São analisadas, especificamente, as formas de educação do corpo e a educação física no projeto de formação de professores de educação física ou de praças de esporte nos anos 1920, no âmbito da Comissão Nacional de Educação Física, por seu diretor técnico, Julio J. Rodriguez. Descreve-se as tensões e as ligações entre discursividades normalista, tecnicista e profissionalista.

Palabras clave : Discursividades; Formación; Cuerpo; Educación Física; Discursividades; Formação; Corpo; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )