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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
ORLANDO, Evelyn de Almeida. Os manuais de catecismo nas trilhas da educação: notas de história. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.159-176. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300010.
Este artigo apresenta, numa perspectiva histórica, os manuais de catecismo como uma classe de impressos largamente utilizada pela Igreja em suas práticas educativas, com enfoque na sociedade brasileira. Metodologicamente o texto analisa esses livros como objetos culturais que passaram por diferentes estratégias de produção, apropriação e circulação a fim de propagar a doutrina católica de forma mais eficaz e duradoura. Indica ainda, diferentes produções materiais e discursivas que esse instrumento pedagógico adquiriu na primeira metade do século 20. Tenha sido na catequese paroquial ou escolar, nesta última, sobretudo, os catecismos católicos contribuíram para a conformação do campo doutrinário da pedagogia católica e passaram de aparato religioso a objeto da cultura escolar.
Palabras clave : Catecismos; Impressos; Modernidade; História da Educação.