SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Las concepciones y contribuciones de Pestalozzi, Grube, Parker y Dewey para la enseñanza de la aritmética en el nivel elemental: el concepto de número índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FONSECA, Nelma Marçal Lacerda; REIS, Diogo Alves de Faria; GOMES, Maria Laura Magalhães  y  FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O caderno de uma professora-aluna e as propostas para o ensino da aritmética na escola ativa (Minas Gerais, década de 1930). Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.09-35. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100002.

O artigo versa sobre o caderno de Metodologia da Aritmética de Imene Guimarães, aluna da professora Alda Lodi (1898-2002) na segunda turma da Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais. Alda Lodi participou do grupo de docentes enviadas pelo governo mineiro ao Teacher's College, nos Estados Unidos, para se prepararem para atuar na formação de professoras primárias em exercício no contexto das reformas educacionais de 1927-1928. Considerando a relevância, as potencialidades e os limites dos cadernos escolares como fonte, os registros desse caderno de 1932 são estudados e cotejados com outros materiais, em busca de uma compreensão inicial dos modos de apropriação das propostas para o ensino da Aritmética no momento da adesão ao ideário da escola ativa em Minas Gerais.

Palabras clave : Cadernos Escolares; Metodologia da Aritmética; Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais; Alda Lodi; História da Educação Matemática Brasileira.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )