SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue42A teacher's notebook and the proposals for teaching arithmetic in active school (Minas Gerais, 1930)Drawing and geometry in elementary school: a long lasting marriage that ends with a contentious divorce author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

COSTA, David Antonio da  and  COSTA, David Antonio da. As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar: o conceito de número. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.37-59. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100003.

Este artigo aborda as concepções relacionadas ao ensino de Aritmética de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey. Tais concepções perpassaram os tempos e deixaram vestígios nos livros didáticos utilizados. Focalizar a investigação no conceito de número presente nos livros didáticos revela importantes contribuições destes autores na constituição da Aritmética como disciplina escolar no Brasil.

Keywords : Aritmética; Número; Livro Didático.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )