SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42O caderno de uma professora-aluna e as propostas para o ensino da aritmética na escola ativa (Minas Gerais, década de 1930)Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

COSTA, David Antonio da  e  COSTA, David Antonio da. As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar: o conceito de número. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.37-59. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100003.

Este artigo aborda as concepções relacionadas ao ensino de Aritmética de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey. Tais concepções perpassaram os tempos e deixaram vestígios nos livros didáticos utilizados. Focalizar a investigação no conceito de número presente nos livros didáticos revela importantes contribuições destes autores na constituição da Aritmética como disciplina escolar no Brasil.

Palavras-chave : Aritmética; Número; Livro Didático.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )