SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue42The conceptions and contributions of Pestalozzi, Grube, Parker and Dewey for teaching arithmetic in elementary level: the concept of numberThe portuguese elementary school hygiene at the turn of the 20th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SILVA, Maria Célia Leme da. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.61-73. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004.

O artigo analisa a trajetória do Desenho e da Geometria na escola de primeiras letras. Como documentos de pesquisa recorreu-se à legislação e a revistas pedagógicas de grande circulação no período analisado. Conclui-se que, no início, houve uma importante ligação entre o Desenho e a Geometria. Isso mudou, na virada do século 19 para o 20, com a separação entre conteúdo e ensino, quando cada um deles passou a ter objetivos diferentes.

Keywords : Desenho; Geometria; Grupos Escolares.

        · abstract in Spanish | French | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )