SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Las concepciones y contribuciones de Pestalozzi, Grube, Parker y Dewey para la enseñanza de la aritmética en el nivel elemental: el concepto de númeroLa higienização de la escuela primaria portuguesa en el amanecer del siglo 20 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SILVA, Maria Célia Leme da. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.61-73. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004.

O artigo analisa a trajetória do Desenho e da Geometria na escola de primeiras letras. Como documentos de pesquisa recorreu-se à legislação e a revistas pedagógicas de grande circulação no período analisado. Conclui-se que, no início, houve uma importante ligação entre o Desenho e a Geometria. Isso mudou, na virada do século 19 para o 20, com a separação entre conteúdo e ensino, quando cada um deles passou a ter objetivos diferentes.

Palabras clave : Desenho; Geometria; Grupos Escolares.

        · resumen en Español | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )