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História da Educação

versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GONZALEZ PEREZ, Teresa. A educação cívica na espanha: retrospectiva e perspectiva. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.115-130. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100007.

Todas as civilizações, no decorrer do tempo, têm considerado prioritário disseminar e preservar suas convicções políticas, sociais, religiosas e filosóficas. Nas sociedades contemporâneas, a educação cívica constitui-se num elemento fundamental do processo educativo e estabeleceu-se que cabe à instituição escolar ensinar atitudes e valores que capacitem as novas gerações a participar, como cidadãos, da democracia. Da mesma forma, deve-se ensinar as pessoas a atuarem com comportamentos responsáveis e de maneira respeitosa em relação ao outro, num mundo plural e diverso, no qual têm lugar todas as culturas e crenças. No sistema educativo espanhol incluiu-se a formação cívica em diferentes momentos e respondendo aos interesses ideológicos do Estado. A disciplina de Educação para a Cidadania existe como matéria regular em diversos países. Em 2004 o governo espanhol respaldou, assim como os demais governos, a resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas que propunha a inclusão desses conteúdos no ensino obrigatório. A polêmica gerada por vários setores da população espanhola levou a objetar e judicializar esta matéria curricular, que foi censurada por supostamente doutrinar os estudantes. A partir de 2012 esta se transformou, produto da vontade política expressa pelas urnas, denominando-se Educação Cívica e Constitucional. Neste trabalho propõe-se analisar a trajetória da educação cívica no sistema escolar espanhol.

Palabras clave : Educação Cívica; Escolaridade; História; Livros; Ideologia; Sociedade..

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