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História da Educação

versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

OLIVEIRA, Pâmela Faria  y  CARVALHO, Carlos Henrique de. Educação e modernização em Minas Gerais: propostas reformistas na ação conservadora (1926-1930). Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.132-150. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100008.

Dentre as mudanças que marcaram a modernização do Brasil, a educação ocupou lugar central na dimensão intelectual e política do processo modernizante. Nesse sentido, este texto busca problematizar as relações entre educação e modernidade, sobretudo sua condição de índice de modernização em Minas Gerais na primeira metade do século 20. Para tanto, especulamos o discurso dos idealizadores da Reforma Educacional Francisco Campos a fim de reconhecer traços do ideário modernizante e progressista e vínculos com os interesses da elite oligárquica então predominante na política mineira. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, para a contextualização conceitual e histórica, bem como leitura dos discursos de Antônio Carlos e Francisco Campos.

Palabras clave : chave: Reforma Francisco Campos; Progresso; Oligarquia; Moderno..

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