SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Hernán Vera Lamperein y su participación en el movimiento de renovacion gradual de la educación secundaria en Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FONTAINE, Alexandre. Pedagogia como transferência cultural no espaço franco-suíço: mediadores e reinterpretações de conhecimento (1850-1900). Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.187-207. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100011.

Neste artigo pretende-se reavaliar a circulação dos conhecimentos pedagógicos no espaço franco-suíço. Metodologicamente propomos dar ênfase nas modalidades de passagem desses conhecimentos de um contexto cultural a outro, estudando os atores, os intermediários, bem como as inevitáveis transformações semânticas que, necessariamente, acompanham estes intercâmbios transnacionais. Salienta-se como os conhecimentos pedagógicos europeus, elaborados de maneira coletiva, são declinados diversamente segundo as especificidades locais. Neste sentido, trata-se de demonstrar que, ao se concretizarem as identidades, as especificidades nacionais são cada vez mais exaltadas por ocasião de exposições universais e os exotismos logo desvalorizados, até mesmo dissimulados em proveito de certo talento nacional. Neste texto procura-se contextualizar esta aparência enganosa de Sonderfälle, para pôr em evidência, de maneira vantajosa, a construção coletiva de uma pedagogia europeia mesclada.

Palabras clave : Transferências Culturais; Transformação Semântica; Circulação dos Conhecimentos; História da Pedagogia Europeia; Ferdinand Buisson; Terceira República..

        · resumen en Español | Inglés | Portugués     · texto en Portugués | Francés     · Portugués ( pdf )