SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue43The disputes over the rural primary school education (São Paulo, 1931-1947)The spirit of horror to educational life in the country: the rural education in the state of São Paulo in the 1930s and 1940s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SANTOS, Limber Elbio. Programa único ou diferenciado: especificidade curricular da escola rural uruguaia. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.43, pp.33-48. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000200003.

O artigo se refere ao fenômeno da especificidade curricular que as escolas rurais uruguaias tiveram durante mais de um século e à ruptura registrada em 2009 quando se começou a aplicar uma estrutura curricular comum a escolas urbanas e rurais. Analisam-se as circunstâncias históricas da pedagogia rural e, em particular, uma de suas materialidades simbolicamente mais potentes constituída pelo Programa para Escolas Rurais de 1949. Assim mesmo, refere-se ao peso que essa pedagogia continua tendo atualmente e da maneira como influi na gestão curricular do programa único. As especificidades social e didática da escola rural têm efeitos evidentes sobre o programa curricular no seu sentido mais amplo, com alcances muito mais extensos que os relativos ao currículo prescrito. No entanto, o desafio da escola rural atual, de abordar a nova estrutura curricular de caráter único, não é tão diferente do que se registrou historicamente: dialogar com o meio de igual para igual e maximizar o potencial de aprendizagem proporcionado pela instituição educacional, pela comunidade e estrutura multidisciplinar do grupo.

Keywords : Escola Rural; Currículo; Programa; Pedagogia Rural..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )