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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

FILHO, Macioniro Celeste. O espírito de horror à vida educativa nos campos: a educação rural paulista nas décadas de 1930 e 1940. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.43, pp.49-70. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000200004.

Nas décadas de 1930 e 1940 o sistema escolar paulista se consolidou em nova organização institucional em todo o Estado. Administradores escolares, os delegados regionais do ensino, organizaram em novo patamar a educação primária neste período. No espaço urbano, os grupos escolares eram o modelo a ser seguido. Contudo, como se encontravam as escolas rurais? Apresenta-se neste trabalho a visão destes delegados de ensino sobre a situação da educação rural em São Paulo neste período. O texto aborda o conflito entre a realidade cotidiana do sistema escolar possível e o ideal almejado para a educação rural no Estado de São Paulo. Os documentos utilizados foram os relatórios destes administradores escolares, preservados no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Palavras-chave : Escolas Rurais; Escolas Isoladas; História da Educação; Ensino Primário Paulista..

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