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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SCHELBAUER, Analete Regina. Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960). Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.43, pp.71-91. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000200005.

No âmbito do presente artigo propõe-se a compreender o processo de institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Estado do Paraná, Brasil, por meio das iniciativas empreendidas pelo governo estadual, suas relações com as diretrizes federais e as tematizações relacionadas à educação rural, entre as décadas de 30 a 60 do século 20. Os documentos que deram suporte à investigação constituem-se das mensagens e relatórios de governadores estaduais e interventores federais, analisadas a partir da produção historiográfica sobre o tema. Tais documentos possibilitaram construir um quadro das ações governamentais acerca da educação rural, identificar o tratamento dado à temática da escola do meio rural, verificar os modelos de escolas criadas e analisar as particularidades que marcaram o ensino primário rural no Estado.

Palavras-chave : Escola Primária Rural; Educação Rural; Institucionalização e Expansão do Ensino Rural; Estado do Paraná..

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