SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43Pensando en el hombre como cuerpo: invención simbólicaen Portugal y España (siglo 19)Modos de hacer historia de la educación: pensando la operación historiográfica en investigaciones regionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Genealogia feminina: diálogo silencioso entre gerações. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.43, pp.127-143. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000200008.

Este artigo, desenvolvido na linha da História Cultural, adota como metodologia uma abordagem biográfico-narrativa. Discute, dentre outros conceitos, os de tradição, inovação, genealogia feminina na perspectiva de novos enfoques para a História da Educação. Considera a memória, tanto como um discurso, quanto como uma presença nos objetos e cultura material. Analisa um objeto guardado e presenteado de gerações em gerações a ser usado pelas mulheres de uma mesma família na hora do parto. Problematiza o tema da formação humana em espaços de relações familiares e em modalidades não escolarizadas e questiona o que as irmãs ensinam umas às outras, que aprendizagens ocorrem nas relações entre mulheres que são vizinhas, amigas, primas, tias, sobrinhas.

Palabras clave : História da Educação; Tradição; Memória.

        · resumen en Inglés | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )