SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue43Modes to make history of education: a historiographical operation thinking in regional researchObject lessons and science education in France in the late Nineteenth century: contribution to a history of the school culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

DUARTE, Antonio Valdir Monteiro. Orphanato Municipal de Belém: acolhimento, educação e instrução a meninas (1893-1911)1. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.43, pp.163-182. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000200010.

Este artigo analisa as práticas educativas aplicadas a centenas de meninas que viveram em condição asilar durante a administração de Antonio José de Lemos (1897-1911), período marcado por transformações políticas, econômicas e sociais na capital paraense. Com o objetivo entender as práticas educativas no internato, o estudo revelou que, mesmo se tratando de uma instituição de natureza filantrópica, pelo menos no seu início, os regulamentos, programas e compêndios eram semelhantes aos estabelecidos para as demais escolas públicas. Ficou evidenciado que as disciplinas que envolviam as habilidades práticas, como trabalhos manuais, trabalhos de agulha e as prendas domésticas, tinham prioridade e ocupavam grande parte do tempo das educandas órfãs.

Keywords : Meninas Órfãs; Práticas Educativas; Orphanato Municipal de Belém.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )