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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

BURIGO, Elisabete Zardo. Aritmética nas escolas primárias gaúchas na primeira metade do século 20: o ensino prescrito. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.44, pp.9-25. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/v18n44a2.

Da proclamação da República, no Brasil, em 1889, até a decretação da Lei Orgânica sobre o Ensino Primário, em 1946, as normatizações sobre o ensino primário foram incumbência dos Estados que compunham a federação. Neste texto examinam-se as normatizações estabelecidas, neste período, no Estado do Rio Grande do Sul, no período conhecido como Primeira República (1889-1930) e na chamada Era Vargas (1930-1945), enfocando as prescrições relativas ao ensino da Aritmética. São estabelecidas conexões entre as orientações programáticas e metodológicas para a Aritmética e as políticas governamentais de expansão, ordenamento, modernização e controle do ensino primário.

Palabras clave : História da Educação; História das Disciplinas Escolares; Ensino Primário; Aritmética; Educação Matemática.

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