SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue44Arithmetic in Rio Grande do Sul primary schools in the first half of the 20th century: prescribed teachingRenewal of teaching programs of arithmetic elementary school in São Paulo and Paraná, in the year of 1930: comparative historical study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

COSTA, David Antonio da. Alguns elementos da história da educação matemática no estado de Santa Catarina, Brasil, no século 20: a aritmética nos grupos escolares. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.44, pp.27-43. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/v18n44a3.

O modelo dos grupos escolares difundiu-se, gradativamente, pelos demais Estados brasileiros a partir de São Paulo, no início do século 20. Este texto analisa, historicamente, a trajetória da constituição dos saberes elementares, particularmente a Aritmética, no Estado de Santa Catarina e toma como documento de pesquisa os textos escolares normativos. As características presentes nos textos sobre o ensino de Aritmética revelam vestígios da influência paulista nos materiais didáticos e na metodologia de ensino da Aritmética prescritos para uso em Santa Catarina.

Keywords : Aritmética; Grupo Escolar; Legislação.

        · abstract in Spanish | French | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )