SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número44Renovação dos programas de ensino de aritmética da escola primária em São Paulo e no Paraná, nos anos de 1930: um estudo histórico comparativoRégua e compasso no ensino primário? Circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de desenho e geometria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.44, pp.61-77. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/v18n44a5.

O texto analisa a produção e a circulação de material utilizado para o ensino de Aritmética que ficou conhecido com o nome de Cartas, Mapas ou Quadros de Parker. O material teve circulação durante toda a primeira metade do século 20. A análise realizada mostra o papel de Lourenço Filho na longa permanência deste dispositivo de ensino, transformado em ícone da pedagogia moderna da matemática na escola primária.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Pedagogia Intuitiva da Aritmética; Lourenço Filho; Cartas de Parker.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )