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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SILVA, Maria Célia Leme Da. Régua e compasso no ensino primário? Circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de desenho e geometria. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.44, pp.79-97. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/v18n44a6.

No presente artigo discute-se o uso da régua e compasso nas matérias de Geometria e de Desenho no ensino primário do período da Primeira República. Os programas de ensino dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul constituem fontes privilegiadas de análise. Infere-se que construções com régua e compasso podem representar práticas pedagógicas para o ensino de Geometria e de Desenho no ensino primário, para além do Estado de São Paulo, considerado como modelo.

Palavras-chave : Ensino de Geometria; Ensino de Desenho; Grupos Escolares; Construções Geométricas; Régua e Compasso.

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