SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue44Ruler and compass in elementary education? Circulation and appropriation of normative practices in the subject of drawing and geometryEducate mothers to rear and educate good children: Portuguese parenting magazines and the diffusion of scientific motherhood (1945-1958) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

BOTO, Carlota. A liturgia da escola moderna: saberes, valores, atitudes e exemplos. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.44, pp.99-127. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/v18n44a7.

A escola compõe, por seus fazeres e haveres, uma forma de liturgia. A compreensão da escola como um rito requer a observação dos movimentos internos constitutivos do cotidiano escolar, bem como a compreensão dos protocolos de ações projetadas para serem inseridas em práticas institucionais. Nesse sentido, as crianças em fila, a organização do espaço em classes seriadas, a construção de horários para abrigar as diferentes matérias e disciplinas do currículo, as interações do professor e dos alunos no espaço da sala de aula, as carteiras enfileiradas, o ponto registrado no quadro negro, tudo isso indicia ações e movimentos contidos no que compreendemos por vida escolar. Esta investigação debruça-se sobre alguns exemplos de modos de constituição da liturgia escolar, mediante o trabalho com fontes primárias consideradas oportunas para averiguar aspectos do cotidiano escolar: códigos de instrução pública, compêndios escolares de formação de professores, livros de leitura das escolas primárias, revistas de ensino e relatórios de inspeção. O período a que se circunscreve a documentação situa-se na segunda metade do século 19 e nos primeiros decênios do século 20. Procuramos recorrer a vestígios capazes de, emaranhados, proporcionarem elementos para reconstituição de rituais existentes nas escolas brasileiras - mais especificamente paulistas - e portuguesas. Compreendendo que se trata de um diálogo do mundo luso-brasileiro, a proposta foi a de estabelecer campos de aproximação entre as realidades dos dois países - com o perdão pela diacronia da longa duração. Não se pretende efetuar propriamente uma comparação entre as duas realidades - brasileira e portuguesa -, mas apenas articular relatos, entrecruzando rastros e procurando averiguar indícios que nos mostrem não apenas como a escola era em seu dia a dia mas como se supunha que ela devesse ser.

Keywords : Escola Primária; Cultura Escolar; Rito; Liturgia; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )