SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue44Catholic church, education and laicity in argentinean history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

AVANZINI, Alessandra. Era uma vez: reflexões sobre uma obra prima da literatura para a infância italiana: Pinóquio. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.44, pp.187-196. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/v18n44a11.

Neste artigo discutirei o romance Le avventure di Pinocchio: storia di un burattino, escrito por Collodi, que apareceu inicialmente em forma seriada no Il giornale per i bambini, uma revista infantil publicada em 1883. Gostaria de começar com a seguinte pergunta: podemos considerar Pinóquio um Bildungsroman, uma história de formação? Mostrarei que é difícil fazê-lo, principalmente, devido ao fato de que Pinóquio não muda. A segunda pergunta à qual gostaria de responder é se esse romance é um romance para crianças. Discutirei que, na verdade, Pinóquio é um livro contra as crianças, um livro que não leva em conta a natureza e os sentimentos do pobre menino, mas simplesmente busca forçá-lo a adaptar-se ao mundo que o cerca. Esse mundo é constituído por valores específicos e certezas que Pinóquio não consegue entender durante todo o decorrer da história: a lógica de causa-efeito e a visão prática do mundo como uma entidade econômica. São esses os mesmos valores e certezas que caracterizam o período pós-Risorgimento, a partir de 1861, e a busca da nação italiana. Pinóquio não os entende, mas, depois de passar por muitas adversidades, durante as suas aventuras, decide aceitá-los como se fossem o seu mundo interior.

Keywords : Pinóquio; Collodi; Literatura Infantil; Itália; Educação; Século 19.

        · abstract in Italian | French | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )