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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
SILVA, Circe Mary Silva da. Transferências e apropriações de saberes: Friedrich Bieri e a matemática para o ensino primário. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.45, pp.43-66. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/48962.
A partir da análise da obra de Friedrich Bieri (1844-1924), um suíço que emigrou para o Brasil no século 19, identificamos apropriações de saberes produzidos em países de língua alemã no ensino brasileiro. A investigação traz um perfil deste personagem, assim como relata o processo de transferência de conhecimentos ocorrido e seu papel no contexto da província do Rio Grande do Sul. A análise da obra de Bieri permitiu concluir que o autor, além de ter sido um dos pioneiros na produção de livros didáticos para escolas teuto-brasileiras, adotou uma proposta pedagógica germânica adaptada ao contexto local e influenciada pelo método de Grube e da reformulação deste por Egger.
Palabras clave : Friedrich Bieri; livro didático; Egger; Grube; Rechenbuch.