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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
PINHEIRO, Maria de Lourdes e MENEZES, Maria Cristina. Pragmatismo e idealismo: o debate entre pioneiros e católicos em dois manuais no Brasil dos anos de 1930. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.45, pp.127-139. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/42100.
Na década de 1930 acentuava-se o debate educacional brasileiro entre dois grupos rivais, que se utilizaram do livro como um dispositivo estratégico para divulgar ou censurar concepções pedagógicas com a intenção de consolidar um determinado modelo escolar. Neste contexto e por uma perspectiva histórico-cultural, o presente trabalho apresenta uma discussão sobre dois impressos de coleções pedagógicas que circularam no Brasil: Democracia e educação, de John Dewey (1936) e A filosofia da educação sob o ponto de vista democrático, de Herman Harrel Horne (1938).
Palavras-chave : coleções pedagógicas; estratégia; práticas; modelo escolar.