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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

KROP, Jérôme. Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.41-52. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/509271.

O estudo dos usos da repetência no ensino primário francês no século 19 revela até que ponto esta era utilizada para facilitar a aprendizagem dos melhores alunos. Permitindo distinguir a elite escolar destinada ao êxito nos exames que certificavam os estudos primários, a seleção em cada etapa do percurso leva a relegar as crianças com dificuldades às series iniciais, onde é maior o número de alunos inscritos, junto aos jovens ingressantes. Esta situação não ocorre sem efeitos sobre as desigualdades educacionais, mesmo se estas são atenuadas pelo esforço de modernização empreendido pelos republicanos a partir dos anos 1880. Persistem, contudo, sob diferentes formas na história do sistema escolar francês.

Palabras clave : repetência escolar; França; desigualdade.

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