SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46La repetición y los servicios escolares de la capital federal en la década de 1930Un modelo educativo Sui G éneris: las escuelas de formación pre-militar y militar en España (1912-1936). Estudio particular de lo acontecido en las Islas Canarias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

LIMA, Ana Laura Godinho  y  VIVIANI, Luciana Maria. Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educação. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.93-112. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/50901.

Neste trabalho efetua-se uma caracterização dos discursos da pedagogia e da psicologia sobre os problemas de rendimento escolar. A análise incide sobre o período de estruturação do sistema público de ensino e de difusão dos princípios da Escola Nova. São analisados artigos da Revista de Educação, também denominada Educação e Escola Nova, e manuais de psicologia educacional destinados à formação docente, publicados nas décadas de 1930 e 1940. A análise baseia-se em textos de Michel Foucault e Dominique Maingueneau sobre o discurso. O exame dos enunciados da psicologia e da educação indica que a melhoria do rendimento escolar era relacionada à possibilidade de produzir conhecimentos científicos sobre o aluno e controlar, rigorosamente, a organização do trabalho escolar, em especial as atividades docentes.

Palabras clave : rendimento escolar; trabalho docente; revistas pedagógicas; manuais de ensino.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )