SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46A repetência e os serviços escolares da capital federal nos anos 1930Um modelo Sui Generis educacional: as escolas pré-militarese militares na Espanha (1912-1936). Um estudo específico sobre o que aconteceu nas Ilhas Canárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LIMA, Ana Laura Godinho  e  VIVIANI, Luciana Maria. Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educação. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.93-112. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/50901.

Neste trabalho efetua-se uma caracterização dos discursos da pedagogia e da psicologia sobre os problemas de rendimento escolar. A análise incide sobre o período de estruturação do sistema público de ensino e de difusão dos princípios da Escola Nova. São analisados artigos da Revista de Educação, também denominada Educação e Escola Nova, e manuais de psicologia educacional destinados à formação docente, publicados nas décadas de 1930 e 1940. A análise baseia-se em textos de Michel Foucault e Dominique Maingueneau sobre o discurso. O exame dos enunciados da psicologia e da educação indica que a melhoria do rendimento escolar era relacionada à possibilidade de produzir conhecimentos científicos sobre o aluno e controlar, rigorosamente, a organização do trabalho escolar, em especial as atividades docentes.

Palavras-chave : rendimento escolar; trabalho docente; revistas pedagógicas; manuais de ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )