SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Conocimientos especializados sobre los problemas de rendimiento escolar: un estudio de manuales de psicología y de la Revista de EducaçãoPara la organización de la escuela y la formación profesional: el self-government de António Sérgio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FERRAZ-LORENZO, Manuel  y  ALONSO-DELGADO, Víctor. Um modelo Sui Generis educacional: as escolas pré-militarese militares na Espanha (1912-1936). Um estudo específico sobre o que aconteceu nas Ilhas Canárias. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.113-130. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/52462.

O modelo educacional das escolas pré-militares e militares, apesar de suas variações específicas ao longo do tempo, devido à sua adaptação a sucessivos governos e as normas legais em vigor, tem uma característica invariável: introduzir os jovens no ambiente do exército, instruindo-os em suas práticas e táticas, em seus dogmas católicos - exceto o período republicano - e no espírito corporativo da instituição. Nessa linha de ação, e para ser mais amplamente aceito por civis, foi apresentado como modernização educacional e proposto como regeneracionista para projeção social ampla. No entanto, seus proponentes, para estimular esses estudos entre os jovens, tiveram pouco incentivo, pois a aprendizagem das primeiras letras e resgate de certo trecho do serviço militar apenas incentivou os setores mais baixos da escala social.

Palabras clave : Espanha; Ilhas Canárias; escolas militares; treinamento militar; sociedade civil.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )