SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Un modelo educativo Sui G éneris: las escuelas de formación pre-militar y militar en España (1912-1936). Estudio particular de lo acontecido en las Islas CanariasFelisminay Libertina van a la escuela: notas sobre la escolarización en las feligresías de Santa Rita y Santana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CARVALHO, Maria João de; BRAS, José Viegas  y  GONCALVES, Maria Neves. Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.131-144. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/51249.

Compreender a educação passa, inevitavelmente, por pensarmos todos aqueles que contribuíram para a renovação das práticas pedagógicas. Conhecer cada um dos protagonistas é compreender toda a educação a partir dos obstáculos que cada um teve que ultrapassar. Com este artigo pretendemos compreender o contributo da obra de António Sérgio para a renovação da educação na primeira metade do século 20 em Portugal. Como fontes utilizámos conferências, cartas, textos doutrinários e ensaios. Os descritores que utilizámos na análise foram crítica à pedagogia tradicional, pedagogia qualitativa, self-government e a escola-município, ensino infantil e primário. Em conclusão, o autor foi um forte opositor ao ensino tradicional e impulsionador de uma educaçao baseada no self-government.

Palabras clave : António Sérgio; self-government; pedagogia; renovação do ensino.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )