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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

CARVALHO, Maria João de; BRAS, José Viegas  e  GONCALVES, Maria Neves. Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.131-144. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/51249.

Compreender a educação passa, inevitavelmente, por pensarmos todos aqueles que contribuíram para a renovação das práticas pedagógicas. Conhecer cada um dos protagonistas é compreender toda a educação a partir dos obstáculos que cada um teve que ultrapassar. Com este artigo pretendemos compreender o contributo da obra de António Sérgio para a renovação da educação na primeira metade do século 20 em Portugal. Como fontes utilizámos conferências, cartas, textos doutrinários e ensaios. Os descritores que utilizámos na análise foram crítica à pedagogia tradicional, pedagogia qualitativa, self-government e a escola-município, ensino infantil e primário. Em conclusão, o autor foi um forte opositor ao ensino tradicional e impulsionador de uma educaçao baseada no self-government.

Palavras-chave : António Sérgio; self-government; pedagogia; renovação do ensino.

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