SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Para la organización de la escuela y la formación profesional: el self-government de António SérgioMiradas sobre la gimnasia en las revistas médicas del Rio de Janeiro de la primera mitad del siglo 19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; RIZZINI, Irma  y  MARQUES, Jucinato de Sequeira. Felismina e libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906). Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.145-165. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/46047.

Neste artigo se analisa as possibilidades, tensões e limites da escolarização na cidade do Rio de Janeiro, no período da abolição e no pós-abolição (1888-1906). A pesquisa incide sobre regiões de alta densidade demográfica, com índices crescentes de matrículas nas escolas públicas. Pensar o contexto do pós-abolição no âmbito da história da educação visa a compreender como os projetos nacionais e locais direcionados à instrução popular interagiam com expectativas e ações de libertos e livres, em diálogo com os estudos historiográficos concernentes às lutas dessa população pelo acesso à educação.

Palabras clave : escolarização; pós-abolição; Rio de Janeiro.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )