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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; RIZZINI, Irma  e  MARQUES, Jucinato de Sequeira. Felismina e libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906). Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.145-165. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/46047.

Neste artigo se analisa as possibilidades, tensões e limites da escolarização na cidade do Rio de Janeiro, no período da abolição e no pós-abolição (1888-1906). A pesquisa incide sobre regiões de alta densidade demográfica, com índices crescentes de matrículas nas escolas públicas. Pensar o contexto do pós-abolição no âmbito da história da educação visa a compreender como os projetos nacionais e locais direcionados à instrução popular interagiam com expectativas e ações de libertos e livres, em diálogo com os estudos historiográficos concernentes às lutas dessa população pelo acesso à educação.

Palavras-chave : escolarização; pós-abolição; Rio de Janeiro.

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