SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Josep Goday e o mobiliário escolar espanhol na primeira metade do século 20Escola politécnica de São Paulo: produção da memória e da identidade social dos engenheiros paulistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GONCALVES, Irlen Antônio  e  VERSIEUX, Daniela Pereira. Escrevendo por sobre a terra: as fazendas-modelo em Minas Gerais (1906-1915). Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.201-222. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/25589.

As fazendas-modelo, instituições de ensino agrícola de caráter prático, foram implantadas pelo Brasil e, em Minas Gerais, na capital e em algumas cidades do interior. Elas foram instituídas como parte de uma política pública nacional nos anos iniciais do século 20. Em Minas Gerais foram criadas entre os anos de 1906 e 1915. Neste texto nos propomos compreender como as fazendas-modelo surgiram como instituições de ensino, sua materialidade e os sujeitos da aprendizagem e conhecimentos. Assim, será realizado um diálogo e uma problematização das fontes históricas de diversas origens, tais como a legislação, os anais do Congresso Legislativo, os relatórios anuais e expedientes da diretoria de Agricultura e os relatórios anuais da Secretaria da Agricultura.

Palavras-chave : fazendas-modelo; ensino agrícola; campos de demonstração.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )