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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

JR, Bruno Bontempi. Escola politécnica de São Paulo: produção da memória e da identidade social dos engenheiros paulistas. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.223-242. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/53403.

Neste artigo interpretam-se discursos de engenheiros e formandos, proferidos em sessões solenes da Escola Politécnica de São Paulo entre 1899 e 1910. As fontes são analisadas à luz do desenvolvimento histórico da instituição, das referências organizacionais e simbólicas que toma das congêneres europeias e das relações dos engenheiros com a sociedade. A análise do imaginário social desse agrupamento evidencia que as instituições de ensino superior são espaços de formação e sociabilidade que instituem memórias, identidades e representações sociais que, internamente cultivadas e repetidas em suas cerimônias de colação de grau, mantêm elucidativas correspondências com a condição social objetiva e as aspirações políticas da categoria profissional que se incumbem de formar.

Palavras-chave : Escola Politécnica de São Paulo; memória; história do ensino superior.

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