SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número47EL CINE CIENTÍFICO EN LA ARGENTINA DE PRINCIPIOS DEL SIGLO 20: ENTRE LA EDUCACIÓN Y EL ESPECTÁCULOFOTOGRAFÍA, PRENSA DE VARIEDADES Y EDUCACIÓN: DISCURSOS DEL VISUAL Y TEXTUAL BAJO EL ENFOQUE DE UNA PEDAGOGÍA DE REVISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MAUAD, Ana Maria. USOS E FUNÇÕES DA FOTOGRAFIA PÚBLICA NO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.81-108. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/47244.

No texto discute-se a presença de fotografias na produção do saber histórico escolar, como plataforma privilegiada para a observação de práticas escolares associadas às possibilidades abertas pela história visual. A análise centra-se nos usos e funções da fotografia pública e nas possibilidades de se associar história visual à produção do conhecimento histórico em ambiente escolar. Introduz-se a noção de fotografia pública e a utilização desse tipo de imagem em livros didáticos contemporâneos.

Palabras clave : fotografia pública; livros didáticos; história visual.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )