SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue47USES AND FUNCTIONS OF PUBLIC PHOTOGRAPH IN SCHOOL HISTORY KNOWLEDGETHE BODY'S REGISTER IN THE URBAN SPACE: THE STUDENTS IN THE ALBUM BIOGRAPHY OF A CITY, PORTO ALEGRE, 1940 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MACHADO JUNIOR, Cláudio de Sá. FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.109-128. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/47454.

Neste artigo discutem-se possíveis usos e funções da imprensa de variedades ao destacar o potencial pedagógico da fotografia, considerada um signo discursivo de estatuto próprio que não deve ser desvinculado dos signos textuais. Sua contribuição problematiza os estudos em história da educação, sugerindo caminhos teóricos e metodológicos a partir de bibliografia produzida no campo das ciências humanas e da análise do discurso. Tem como exemplo específico a Revista do Globo, periódico quinzenal sul-rio-grandense, com ênfase à década de 1930. Por fim, reivindica o estudo da imprensa de variedade como uma das muitas possibilidades de se estudar as instituições e as práticas escolares, mas também ela própria como um dispositivo educativo ora de referência, ora referencial.

Keywords : fotografia; educação; imprensa; discurso; pedagogia de revista.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )