SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue47PATRICIO CARIOLA BARROILHET AND HIS CONTRIBUTION TO THE PEDAGOGICAL RENEWAL IN THE SECOND HALF OF THE 20TH CENTURY IN CHILETHE PROCESS OF FEMINIZATION OF TEACHING IN BRAZIL AT THE NINETEENTH CENTURY: COEDUCATION AND MIXED SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

WITCHS, Pedro Henrique  and  LOPES, Maura Corcini. EDUCAÇÃO DE SURDOS E GOVERNAMENTALIDADE LINGUÍSTICA NO ESTADO NOVO (BRASIL, 1934-1948) DEAF EDUCATION AND LINGUISTIC GOVERNMENTALITY IN THE ESTADO NOVO (BRAZIL, 1934-1948). Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.175-195. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/45771.

Neste artigo se analisam as práticas que permearam a educação de surdos no contexto do período entre 1934 e 1948. Esse momento histórico é caracterizado por empreendimentos de modernização, industrialização e urbanização do país que, em consonância com a reforma do ensino, se mantiveram em estreita relação com o plano de nacionalização empreendido durante a era Vargas. Utilizou-se o conceito de governamentalidade para a realização da análise de documentos mantidos pelo acervo histórico do Instituto Nacional de Educação de Surdos - Ines. As análises mostraram que a identidade nacional dos sujeitos surdos se constituiu, sobretudo, por meio de processos de condução/normalização e de difusão da língua portuguesa escrita e da língua brasileira de sinais entre os surdos.

Keywords : educação de surdos; Estado Novo; normalidade; condução; identidade nacional surda.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )