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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

WITCHS, Pedro Henrique  y  LOPES, Maura Corcini. EDUCAÇÃO DE SURDOS E GOVERNAMENTALIDADE LINGUÍSTICA NO ESTADO NOVO (BRASIL, 1934-1948) DEAF EDUCATION AND LINGUISTIC GOVERNMENTALITY IN THE ESTADO NOVO (BRAZIL, 1934-1948). Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.175-195. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/45771.

Neste artigo se analisam as práticas que permearam a educação de surdos no contexto do período entre 1934 e 1948. Esse momento histórico é caracterizado por empreendimentos de modernização, industrialização e urbanização do país que, em consonância com a reforma do ensino, se mantiveram em estreita relação com o plano de nacionalização empreendido durante a era Vargas. Utilizou-se o conceito de governamentalidade para a realização da análise de documentos mantidos pelo acervo histórico do Instituto Nacional de Educação de Surdos - Ines. As análises mostraram que a identidade nacional dos sujeitos surdos se constituiu, sobretudo, por meio de processos de condução/normalização e de difusão da língua portuguesa escrita e da língua brasileira de sinais entre os surdos.

Palabras clave : educação de surdos; Estado Novo; normalidade; condução; identidade nacional surda.

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