SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número47LO PROCESO DE ENSEÑANZA EN BRASIL FEMINIZACION SIGLO 19: COEDUCACION O LA EDUCACIÓN MIXTACÓMO RESOLVER EL PROBLEMA UNIVERSITARIO: NUEVOS DIAGNÓSTICOS Y CAMBIOS EN LA AGENDA POLÍTICA DURANTE EL ONGANIATO (1966-1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RODRIGUES, Maria Manuela Pereira Figueiredo. MEMÓRIAS DO LADO DIVERTIDO DA ESCOLA PRIMÁRIA PORTUGUESA. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.213-227. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/51688.

Este texto, cuja essência foi apresentada no 10º congresso luso-brasileiro de História da Educação, visa a realçar, como objeto de pesquisa histórica, o lado lúdico da escola, em particular nos tempos de recreio, no espaço temporal do intervalo das lições. Os jogos e brincadeiras infantis têm o seu lugar no universo escolar e, como tal, são elementos que contribuem para a construção de uma memória da escola primária. A cultura escolar também é feita da materialidade desses jogos e brincadeiras, da diversão que se vive nos recreios das escolas. Para a realização deste trabalho utilizaram-se fontes orais, fontes manuscritas e impressas, para além de bibliografia que versa, de algum modo, acerca desta temática.

Palabras clave : escola primária; jogos; brinquedos; espaços de recreio; cultura escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )