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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

WEIDUSCHADT, Patrícia. OS CAMINHOS DO SÍNODO DE MISSOURI NO RIO GRANDE DO SUL: EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE (1900-1910). Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.249-269. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/50556.

Este trabalho tem como objetivo compreender a instalação da instituição luterana do Sínodo de Missouri (1900) e a sua atuação na realidade religiosa e educativa do Rio Grande do Sul. Como aporte conceitual utilizaram-se os conceitos de habitus e de campo, orientados por Pierre Bourdieu, para entender as disposições interiorizadas das comunidades pela consolidação do campo religioso e escolar. As fontes para embasar a pesquisa foram os dois periódicos editados pela instituição: Der Lutheraner e Kirchenblatt. O estudo discorre sobre a constituição do Sínodo, a formação das primeiras comunidades, as disputas com as instituições luteranas concorrentes, o incremento de aspectos doutrinários na formação educacional e a preocupação com a formação de professores e pastores.

Palavras-chave : educação; luteranismo; Sínodo de Missouri.

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