SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48DISPUTES FOR THE CURRICULUM AND THE RENEWAL OF THE PRIMARY SCHOOL IN THE UNITED STATES FROM THE 19TH CENTURY TO THE 20TH CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CHAMON, Carla Simone. PARAÍSO DAS CRIANÇAS: O KINDERGARTEN NOS ESTADOS UNIDOS ENTRE MEADOS DO SÉCULO 19 E INÍCIO DO 20. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.15-33. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56596.

O objetivo deste artigo é analisar a difusão do kindergarten nos Estados Unidos, instituição educativa direcionada para crianças entre três e sete anos, concebida por Froebel (1782-1852) na Alemanha. Apesar de ter nascido na Europa, o kindergarten se expandiu nos Estados Unidos a partir da segunda metade do século 19, onde adquiriu feições próprias. É esse movimento de difusão e de americanização do kindergarten que será analisado aqui. De um lado vamos analisar as razões da aceitação do kindergarten nos Estados Unidos, buscando pelo processo de adaptação dessa instituição à cultura norte-americana. De outro lado vamos examinar, a partir de algumas obras de defensores do kindergarten, as propostas e princípios que marcaram sua implantação no referido país.

Keywords : kindergarten; froebelianismo; americanização.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )