SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48EL PARAÍSO DE LOS NIÑOS: EL KINDERGARTEN EN LOS ESTADOS UNIDOS ENTRE MEDIADOS DEL SIGLO 19 Y COMIENZO DEL 20MODELOS PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN LAS PÁGINAS DEL TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SOUZA, Rosa Fátima de. AS DISPUTAS PELO CURRÍCULO E A RENOVAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.35-53. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56892.

Este texto compreende um estudo sobre as disputas pelo currículo do ensino primário nos Estados Unidos, na transição do século 19 para o século 20. Em primeiro lugar são analisados os princípios da correlação e da concentração das matérias tal como foram propostos por Francis Parker e pelos herbartianos, especialmente, Charles McMurry e Frank McMurry. Na sequencia é examinado o deslocamento verificado no debate curricular a partir das proposições de Stanley Hall e John Dewey, que defendiam a reconfiguração do currículo tendo em vista a natureza e os interesses da criança.

Palabras clave : educação norte-americana; história do currículo; história do ensino primário.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )