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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SOUZA, Rosa Fátima de. AS DISPUTAS PELO CURRÍCULO E A RENOVAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.35-53. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56892.

Este texto compreende um estudo sobre as disputas pelo currículo do ensino primário nos Estados Unidos, na transição do século 19 para o século 20. Em primeiro lugar são analisados os princípios da correlação e da concentração das matérias tal como foram propostos por Francis Parker e pelos herbartianos, especialmente, Charles McMurry e Frank McMurry. Na sequencia é examinado o deslocamento verificado no debate curricular a partir das proposições de Stanley Hall e John Dewey, que defendiam a reconfiguração do currículo tendo em vista a natureza e os interesses da criança.

Palavras-chave : educação norte-americana; história do currículo; história do ensino primário.

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