SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48DISPUTES FOR THE CURRICULUM AND THE RENEWAL OF THE PRIMARY SCHOOL IN THE UNITED STATES FROM THE 19TH CENTURY TO THE 20TH CENTURYTHE AMERICAN HIGHER EDUCATION: GENESIS OF A MODEL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

VALDEMARIN, Vera Teresa. MODELOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PÁGINAS DO TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.55-73. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56586.

Este texto objetiva caracterizar os modelos de formação de professores postos em circulação pelo Teachers College da Universidade Colúmbia, sediado na cidade de Nova York, nas primeiras décadas do século 20. A fonte documental utilizada é o periódico Teachers College Record, que servia aos propósitos de divulgar o trabalho desenvolvido na instituição e contribuir para a construção da sua reputação acadêmica. Questões relativas à como ensinar constituíram o eixo da análise, em torno do qual foi possível detectar o entrelaçamento de objetivos pedagógicos, metodológicos e políticos que embasavam propostas de mudanças de procedimentos e de concepções para a formação de professores.

Keywords : educação norte-americana; Teachers College; formação de professores; métodos de ensino.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )