SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48AS DISPUTAS PELO CURRÍCULO E A RENOVAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

VALDEMARIN, Vera Teresa. MODELOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PÁGINAS DO TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.55-73. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56586.

Este texto objetiva caracterizar os modelos de formação de professores postos em circulação pelo Teachers College da Universidade Colúmbia, sediado na cidade de Nova York, nas primeiras décadas do século 20. A fonte documental utilizada é o periódico Teachers College Record, que servia aos propósitos de divulgar o trabalho desenvolvido na instituição e contribuir para a construção da sua reputação acadêmica. Questões relativas à como ensinar constituíram o eixo da análise, em torno do qual foi possível detectar o entrelaçamento de objetivos pedagógicos, metodológicos e políticos que embasavam propostas de mudanças de procedimentos e de concepções para a formação de professores.

Palavras-chave : educação norte-americana; Teachers College; formação de professores; métodos de ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )