SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48MODELS FOR TEACHER TRAINING IN THE PAGES OF TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921)EDUCATIONAL JOURNALISM: THE UNITED STATES, FROM THE 19TH CENTURY TO THE EARLY DECADES OF THE 20TH CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

RIBEIRO, Maria das Graças. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.75-93. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56594.

Este texto tem como objetivo analisar, em uma perspectiva sócio-histórica, a constituição do sistema de educação superior nos Estados Unidos, no período entre o final do século 19 e início do século 20. Apoiado em revisão de literatura e consulta a outros documentos, conclui que a universidade é uma instituição tardia naquele país e assim como o seu sistema de educação superior, consolidado no período, está intrinsecamente marcada pelos padrões intelectuais e morais tornados então hegemônicos e que lhe imprimiram características até então exclusivas do mundo produtivo.

Keywords : educação superior norte-americana; universidade norte-americana; educação superior e hegemonia; educação superior e americanismo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )